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..:: Rede Amiga da Criança - - Modo de Intervenção
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Modo de Intervenção

A participação das organizações na viabilização das ações da Rede é feita através de quatro eixos estratégicos, são eles:

Criança, Adolescente e Família

"É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". (Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).


Este eixo articula o atendimento às famílias, crianças, adolescentes e jovens atendidos pelos diversos projetos, programas e serviços da Rede Amiga da Criança.

Todo o trabalho é feito para que essas crianças, adolescentes e suas famílias exerçam seus direitos de acesso aos serviços sociais disponíveis em São Luís, e para que, pelo menos a metade, participe ativamente da Rede Amiga da Criança. Tudo isso, tendo como pano de fundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que reafirma aos meninos e meninas o direito de viver com dignidade, ter saúde e liberdade, ser respeitado, ter estudo e cultura, ter distração, brinquedos e praticar esportes, morar na companhia de família e em comunidade.

Mobilização Social/Advocacy

 “A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. (Art. 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA)


Este eixo realiza ações de comunicação e marketing com o propósito de mobilizar os gestores públicos e a sociedade para que haja uma mudança na forma de pensar e olhar a criança e o adolescente em situação de rua em São Luís.

Sustentabilidade

 “As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programa de proteção e sócio-educativos destinados a crianças e adolescentes”. (Art. 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente)


Este eixo tem como principais metas desenvolver iniciativas de visibilidade e mobilização interna e externa. Tudo isso para que se obtenha participação efetiva nas instâncias da Rede e para que ela seja reconhecida por atores estratégicos capazes de disponibilizar recursos para a realização de suas atividades.

Formação

"A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho (...)". (Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).


As ações formativas acontecem em todos os eixos estratégicos. Visa a qualificação de educadores, técnicos, oficineiros e dirigentes que atuam no atendimento de crianças, adolescentes e famílias. O objetivo é fazer com que as equipes das diferentes organizações tenham as competências necessárias para a aplicação do modelo de intervenção construído pela Rede Amiga da Criança e capacidade para avaliar o impacto de suas ações.